Disponível a partir da versão Fnt e BrandNames(05.09.01.36): Versão EditorPOS(05.09.01.14)
Como é do conhecimento geral, a OBRIGATORIEDADE da comunicação de Séries de documentos fiscalmente relevantes, começa no início do ano de 2023.
Notas:
- A referida comunicação terá de ser efetuada por cada cliente no portal das finanças.
- Foram criadas as funcionalidades descritas em baixo de forma a agilizar o processo o mais possível
- A partir desta versão, em 2023 as aplicações não deixam efetuar vendas se as séries não tiverem código de validação de série introduzido (sendo possível desligar o controlo, para caso haja algum novo adiamento pelo Governo)
Perante esta nova realidade é preciso ter a noção do que são séries de continuidade e novas séries:
- Séries de continuidade: são as séries em funcionamento á data atual, onde o numerador (início de sequência)não é 1, a comunicação destas séries obriga a paragem dos sistemas de faturação até que seja introduzido o código de validação de série fornecido pelas finanças para todas as séries, no sistema de faturação, para que o número de início de sequência(=ID do último documento gerado pela série), não seja alterado entre a comunicação do mesmo e a introdução do código de validação de série.
- Séries de inicialização: são séries criadas que ainda não foram usadas, cuja data de previsão para início de utilização , é superior á data atual e o início de sequência será =1
Partindo do descrito em cima, a nossa sugestão passa por:
- Quer pretenda trabalhar com séries anuais, ou gerais (de continuação):
- Opte por criar novas séries a partir de 2023 (que sejam gerais ou anuais)
- Se optar por esta sugestão, não será necessário parar os sistemas de faturação, pois as séries a comunicar ás finanças são futuras e com início de sequência=1
- Os sistemas de faturação mal entrem no ano de 2023, passarão de forma automática, a trabalhar com as novas séries criadas, sem que seja necessária intervenção manual.
Nota: Como é lógico se optam por séries anuais tem de se ter a noção que as referidas séries terão de ser comunicadas ás finanças todos os anos.
Novas Funcionalidades
Para ir de encontro a um método o mais pratico possível foi disponibilizado um novo formulário para:
- Efetuar a criação de novas séries
- Impressão da informação das séries que se pretende comunicar as finanças , filtradas por ano
- Introduzir os códigos de validação de cada série comunicada ás finanças
- Possibilidade de edição detalhada de uma série para correção de códigos mal introduzidos(com validações se o anterior já tinha vendas e se o novo já está presente noutra série, a fim de garantir a unicidade de introdução do mesmo)
- Por defeito terão acesso a este novo formulário todos os utilizadores que já tem acesso á “entrada” no menu da aplicação”Vendas-Tipos de Documentos”
Apôs atualização para versão mínima 05.09.01.36, terá automaticamente acesso :
- ao novo formulário(Series/tipo Doc.venda)
- os utilizadores que tem acesso á opção destacada na imagem
Como dar acesso em caso de necessidade?
Para os grupos de utilizadores pretendidos:
No modulo:vendas
Percorrer até encontrar o acesso destacado na imagem, colocar vistos em todas as opções e confirmar
Descrição operacional da sugestão descrita em cima, da forma que entendemos como mais prática , para a comunicação de séries
- Passo I:CRIAR NOVAS SERIES COM INICIO EM 2023
Ao abrirmos o formulário, a aplicação apresentara por defeito as séries validas , para o ano em que passa a ser obrigatório a comunicação das séries ás finanças(2023)
- Aos Clientes que tem séries gerais irão aparecer as séries atuais conforme a imagem em baixo
- Aos clientes com séries anuais(que ainda não criaram as séries para 2023) a lista aparecerá vazia
Em qualquer um dos casos, a sugestão passa por criar, previamente á comunicação ás finanças, novas séries.
No separador “criação de séries”: temos a possibilidade de criar as séries(não só as que são obrigadas a comunicação como todo o tipo de series), em bloco , sendo possível criar dois tipos de séries: anuais, ou gerais(sendo que por defeito vem como gerais)
- De forma a garantir a unicidade das séries , no caso das globais será sugerida uma abreviatura de base (SG, SG1……) conforme a previa existência ou não para garantir a unicidade da série que é composta segundo o seguinte critério de unicidade:”abreviatura de doc.”+abreviatura de serie
- Depois é só clicar em “2-Criar séries” e teremos as novas séries que iremos comunicar às finanças com inicio em 2023, tendo até ao final de 2022 para o fazer e não obrigando a parar os sistemas de faturação
Mal termine a criação, a aplicação “posiciona-se” novamente na opção “registo de Series”
Qual a forma mais pratica, daqui em diante?
- Retirar impressão
- Abrir o site das finanças
- a partir do formulário(link “aqui” na imagem)
- ou então através de um browser
- aceder com o vosso login á mesma
- introduzir cada uma das séries da listagem impressa
- no final portal das finanças , através da opção “consultar”, extrair o excel que as finanças disponibilizam , onde virá toda a informação, incluindo O CÓDIGO DE VALIDAÇÃO DA SÉRIE QUER OS MESMOS GERAM:
Imagens:
- Impressão das séries a comunicar
Os dados são sugestivos conforme o pedido no portal das finanças
- Criar todas as séries no portal das finanças